Publicado em 19 Agosto, 2020

Reabertura da Casa Fernando Pessoa

Uma nova exposição, um auditório relocalizado e uma biblioteca renovada. Dia 29 de Agosto, as portas da Casa Fernando Pessoa reabrem ao público. Até final de Setembro, a entrada é gratuita.

As novas portas da Casa Fernando Pessoa abrem-se no número 18 da rua Coelho da Rocha, depois de uma intervenção que tornou o edifício mais acessível e permitiu aumentar consideravelmente a área expositiva.

Na nova exposição estarão expostos grande parte dos livros que pertenceram ao escritor e o mais importante acervo da Casa, revelando o escritor que Pessoa foi através dos livros que leu e das marcas que deixou nestas peças. Documentos vários e objectos pertencentes ao escritor serão igualmente mostrados nesta exposição. Estas peças que permitem contar episódios da vida de Fernando Pessoa em Lisboa, onde teve mais de 16 moradas, e na África do Sul, onde passou a juventude e onde começou a construir a sua biblioteca particular. São também testemunhos da vida da cidade no tempo em que o escritor viveu, e do meio literário em que se movia. Estarão também em destaque obras de arte em que Fernando Pessoa é representado, como o célebre quadro de Almada Negreiros ou os desenhos de Júlio Pomar. Ao mesmo tempo que é oferecida a quem visita o museu uma experiência de contacto muito próximo com estes trabalhos em torno da figura de Pessoa, são também dadas a conhecer as figuras criadas por Pessoa, no seu inovador jogo literário: a criação dos heterónimos, o complexo e divertido sistema que é marca distintiva do escritor na história da literatura.

Memória, criação literária, leitura, morada são as palavras-chave desta nova exposição de longa duração que pretende dar a conhecer Fernando Pessoa, de forma mais abrangente, intimista, acessível e participativa. O propósito é partilhar conhecimento sobre Fernando Pessoa, e ao mesmo tempo espalhar a palavra, o poder da literatura, os efeitos da leitura.

O espaço da biblioteca (a Casa Fernando Pessoa alberga uma vasta coleção de livros de e sobre Pessoa e também de poesia mundial) foi também renovado, permitindo receber com melhores condições de trabalho investigadores e estudantes.

O novo auditório, localizado no piso térreo, torna-se também mais acessível mantendo a possibilidade de funcionamento em horário diverso dos restantes espaços da Casa. As obras permitiram ainda um funcionamento mais sustentável de todo o edifício.

A Casa Fernando Pessoa está aberta ao público de terça a domingo, das 11h às 17h (última entrada às 16h). Para controlo de lotação e por questões sanitárias nesta fase é necessária a inscrição prévia para o email visitas@casafernandopessoa.pt

A Casa Fernando Pessoa tem certificação Clean and Safe atribuída pelo Turismo de Portugal.

 

A nova Casa Fernando Pessoa teve o apoio do Turismo de Portugal através da Linha Turismo Acessível.
O projecto de remodelação (obra civil) é da autoria de José Adrião Arquitectos. O projecto museográfico é assinado pela empresa de design GBNT e pelos designers Nuno Quá e Cláudio Silva e foi feito a partir de uma proposta de Paulo Pires do Vale. A Associação Acesso Cultura foi consultora em matéria de acessibilidades.