Publicado em 28 Novembro, 2020

Natal em Lisboa

O Natal em Lisboa está de regresso com os habituais concertos, desta vez em salas emblemáticas da cidade, mas também com muitas outras propostas para usufruir ao vivo ou online.

A programação deste ano do Natal em Lisboa traz uma mensagem: fazer diferente, em segurança, mas sobretudo não deixar de fazer, cumprindo desta forma a missão da EGEAC. Porque acreditamos no futuro, fazemos da cultura presente.

Todos os dias de dezembro, até à véspera do Natal, vamos apresentar  um Calendário do Alento em que vários artistas vão partilhar connosco mensagens deste ano tão particular. Será todos os dias às 18h, nas nossas redes sociais que pessoas como Capicua, Alice Vieira, Bordallo II, Jorge Palma, Lena d’Água e Jorge Silva Melo vão desvendar  mensagens em forma de poema, desenho, dança, música ou humor.

Este ano transferimos os concertos natalícios das igrejas para algumas salas emblemáticas da cidade, como o Teatro Tivoli BBVA, o Capitólio, o Coliseu dos Recreios, ou o Teatro do Bairro. Com a escolha destes novos palcos, a EGEAC pretende assegurar o cumprimento de todas as normas de segurança em vigor e, simultaneamente, estimular a atividade cultural no período difícil que este setor em particular atravessa, garantindo o desígnio de serviço público que caracteriza a EGEAC.

Nas primeiras três semanas do mês, os concertos de entrada gratuita, limitada à capacidade de cada sala e sujeita ao levantamento prévio de bilhetes, têm lugar todas as quartas e sextas, às 19h. Espetáculos com orquestras e solistas que nos transportam numa viagem pelo universo musical de grandes compositores clássicos, como Mozart, Vivaldi ou Beethoven, passando pelo  jazz do cancioneiro tradicional americano com Ella Fitzgerald ou Frank Sinatra ou por “Messias”, a obra-prima de Handel, um dos mestres do período Barroco.

As quintas serão dedicadas à Literatura, através de três encontros no Teatro do Bairro com artistas, como a compositora e cantora Luísa Sobral, o escritor e dramaturgo Rui Cardoso Martins, a atriz Isabel Abreu e o argumentista, humorista e escritor Filipe Homem Fonseca. Sessões em torno dos livros e das palavras, sob o mote “O que nos Salva” – através da Arte, do Amor e do Outro -, conduzidas pelo jornalista Nuno Miguel Guedes.

A programação passa ainda pelo Cinema São Jorge, que no dia 16 recebe um concerto dedicado exclusivamente ao compositor Johann Sebastian Bach, e também pelo Museu de Lisboa que, nos seus diversos núcleos (Palácio Pimenta, Santo António e Teatro Romano), apresenta um programa especialmente dedicado aos mais novos. Um workshop de gastronomia indiana (dia 12), orientado por um chef que estará a cozinhar em simultâneo, e um espetáculo de dança clássica indiana (dia 19), são duas experiências diferentes, para participar e assistir online.

Calendário Natal em Lisboa