25 Outubro, 2016

Sessões descontraídas

As sessões descontraídas são sessões de teatro, dança, cinema ou outro tipo de oferta cultural que decorrem numa atmosfera mais descontraída e acolhedora e com regras mais tolerantes no que diz respeito ao movimento e ao barulho na plateia. Podem ainda implicar pequenos ajustes no espectáculo e no acolhimento do público, para melhor se adaptarem às suas necessidades.

Destinam-se a todos os indivíduos e famílias que preferem ou beneficiam de um ambiente mais descontraído num espaço cultural, reduzindo os níveis de ansiedade e tornando a experiência mais agradável (por exemplo, famílias com crianças pequenas, pessoas com défice de atenção, pessoas com deficiência intelectual, pessoas com condições do espectro autista (ASD), incluindo síndrome de Asperger, pessoas com síndroma de Down; pessoas com síndroma de Tourette; seniores em estados iniciais de demência.

A primeira sessão descontraída foi realizada no São Luiz Teatro Municipal no dia 17 de Abril de 2016 com o espectáculo Asas de papel.
Concebida a pensar em pessoas com autismo ou défice cognitivo, mas também se adequa a qualquer pessoa que sofra de ansiedade numa ida a um espectáculo.

Próxima sessão descontraída, dia 30 outubro às 11h no Maria Matos Teatro Municipal, com o espectáculo Saia de roda

 

+ informação em acessocultura.org