23 Novembro, 2015

Projeto de capoeira inclusiva vence 2015 Euro-Med Dialogue Award

A Anna Lindh Foundation distinguiu um projeto de solidariedade que, através da prática da capoeira, pretende fortalecer as comunidades fragilizadas da Síria, Palestina e Jordânia.

Através do Euro-Med Dialogue Award, a Anna Lindh Foundation reconhece iniciativas de excelência que visam a promoção do intercâmbio cultural contra o discurso de ódio e a xenofobia, assim como projetos que se baseiam em valores partilhados para a cidadania inclusiva.

Este ano, a premiada é a Capoeira 4 Refugees (C4R), uma organização sedeada no Reino Unido, com projetos de caridade em curso junto das populações da Síria, da Palestina e da Jordânia. A C4R serve-se da capoeira, da música e do desporto como meio para fortalecer as comunidades fraturadas, vencidas pela guerra e forçadas a fugir das suas casas. Os programas da C4R promovem um diálogo inter e intra-cultural, a tolerância, o respeito e a solidariedade.

A Anna Lindh Foundation é uma instituição inter-governamental, que reúne a sociedade civil e os cidadãos à volta do Mediterrâneo, com o objetivo de construir confiança e melhorar o entendimento mútuo. Com sede no Egito, é co-fundada pela União Europeia e os 42 estados membros da União para o Mediterrâneo. A EGEAC é membro da rede portuguesa da Fundação Anna Lindh desde 2010.