15 Janeiro, 2016

Novo ano traz nova imagem à Casa Fernando Pessoa

A nova identidade gráfica da Casa procura aproximar a literatura e a poesia do público, bem como refletir a natureza da obra de Fernando Pessoa: múltipla e aberta.

O ano de 2016 veio acompanhado de um desafio de comunicação para a Casa Fernando Pessoa (CFP): uma nova imagem gráfica, que expressasse claramente a missão da Casa.

A nova imagem, desenvolvida pelo atelier GBNT, pretende sobretudo comunicar que a CFP é “um espaço aberto à participação da comunidade, seguindo o objetivo de aproximar a literatura e a poesia dos públicos (…)  e de continuar a valorizar, divulgar e estimular o conhecimento e o reconhecimento da obra de Fernando Pessoa.”

A proposta de imagem desenvolvida pelo GBNT “surge a partir da essência literária de Fernando Pessoa, transpondo-a para uma representação iconográfica de “casa”. A multiplicidade gráfica que a caracteriza vem representar os principais heterónimos de Pessoa. A nova marca Casa Fernando Pessoa assume em si uma enorme simbologia, com múltiplos significados que comunicam através de formas simples e dinâmicas.  Esta é a Casa Fernando Pessoa, uma casa que é, simultaneamente, muitas outras: aberta, múltipla, universal”, assumem os criativos.

 

A Casa Fernando Pessoa foi a casa habitada pelo autor nos últimos 15 anos de vida e onde é ainda possível visitar o seu quarto, a sala multimédia e consultar a biblioteca temática, especializada em Fernando Pessoa e poesia.