6 Setembro, 2016

Morreu Carlos Mendonça, o “Mourinho” das Marchas de Lisboa

Carlos Mendonça, uma figura incontornável da história recente das Marchas Populares e das Festas de Lisboa, faleceu esta madrugada com 77 anos. 

José Carlos dos Santos Mendonça, nascido em Lisboa a 28 de Janeiro de 1939, estudou dança clássica em Portugal e desenho e história do vestuário em Inglaterra. Trabalhou para a BBC, Granada Television, Euston Films e Paramount Films.
Em 1980 regressou a Portugal, onde trabalhou como figurinista em programas de televisão, musicais e telenovelas. Em 1990 foi convidado a dirigir a Marcha Popular de Alfama, onde trabalhou como coreógrafo, figurinista, cenógrafo, letrista e, por vezes, compositor. Mais recentemente começou a colaborar com a Marcha Popular do Alto de Pina.
Conseguiu 13 primeiros lugares em 20 anos de marchas, assim como diversos prémios de figurinos, artes plásticas e coreografia.
Carlos Mendonça recebeu a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro em junho de 2014, pelo seu papel como um dos grandes impulsioadores da tradição das Marchas Populares de Lisboa.