29 Março, 2016

Galerias Municipais/ EGEAC lançam open call para jovens curadores

O propósito é selecionar quatro projetos curatoriais de arte contemporânea que resultarão em quatro exposições apresentadas na Galeria Municipal da Boavista.

Com este open call, as Galerias Municipais e a EGEAC pretendem acolher, divulgar e apoiar a produção e pensamento artístico contemporâneo na cidade de Lisboa, reforçando a importância dos jovens curadores como importantes agentes de mediação junto das novas gerações de artistas.

São admitidos a participar cidadãos de nacionalidade portuguesa e estrangeiros residentes em Portugal, que até ao termo do prazo de candidatura não tenham completado 35 anos. Os participantes podem participar individual ou coletivamente.

A ideia é selecionar quatro projetos curatoriais no âmbito da arte contemporânea para integrarem um ciclo de quatro exposições, a decorrer no período de um ano.

Os projetos selecionados serão apresentados na Galeria Municipal da Boavista (Rua da Boavista, 50, em Lisboa) e terão a duração de dois meses cada um.

Por cada projeto curatorial selecionado será ainda editada uma publicação (ou catálogo), com coordenação editorial conjunta das Galerias Municipais e dos curadores escolhidos. Os participantes não necessitam de ter formação específica em curadoria, mas devem ter curado obrigatoriamente , no mínimo, uma exposição

As candidaturas podem ser apresentadas até às 18h00 do dia 13 de maio de 2016, em mão, via CTT ou e-mail. O regulamento pode ser descarregado aqui.