Atelier-Museu Júlio Pomar

Com projecto de arquitectura de Álvaro Siza Vieira, o Atelier-Museu, instalado na Rua do Vale, nº 7, engloba um programa de exposições que procura dar conta da pluralidade técnica e temática da obra deste autor, reconhecido, por várias gerações, como um artista multifacetado.

Explorando as potencialidades intrínsecas que o espaço oferece, as actividades expositivas do Atelier-Museu procuram revestir-se das qualidades estéticas do espaço, nomeadamente das proporções e da luz que recorta os seus volumes, de modo a estabelecer uma relação de contiguidade entre as obras e o lugar que as recebe.

O acervo abrange um vasto conjunto de obras que não pode ser apresentado numa única mostra mas que irá sendo exposto periodicamente, a par de um programa de actividades complementares, práticas e teóricas, que envolvem arquitectos, artistas, curadores, pensadores das diversas áreas e público em geral. Privilegiando o depósito, mas recorrendo também a obras emprestadas que se consideraram seminais na produção artística de Júlio Pomar, o programa expositivo abrange mostras parciais do acervo, antologias de desenho, ilustrações para obras literárias, artes decorativas, entre outras vertentes, que certificam a dimensão plural a que a obra sua obra está ligada.

O Atelier-Museu acolhe também exposições de outros artistas, da sua e de outras gerações, nacionais e internacionais, emergentes e consagrados, propondo um diálogo com o espaço e com a obra de Júlio Pomar.