As Festas são um evento de referência, único na cidade, que todos os anos mobiliza milhões de pessoas entre públicos e participantes. Com uma dimensão comunitária forte, as Festas têm como ponto alto as Marchas Populares, os Casamentos de Santo António e os Arraiais Populares, sem esquecer o concurso anual da Sardinha – um símbolo criado pela EGEAC para as Festas de 2003 que entretanto foi apropriado pela cidade e que é hoje uma das suas imagens de marca.
Ao longo do ano a EGEAC organiza outros momentos culturais que levam música, teatro, dança, cinema, literatura e poesia à rua. Com o mote da descoberta da cidade, no verão são organizadas diversas actividades em jardins, praças e ruas da cidade, reunidas no programa Lisboa na Rua.
A programação torna-se mais intimista no inverno, com a programação de música nas igrejas pelo Natal e um programa de descoberta interior da cidade em Março, com visitas guiadas a locais surpreendentes e menos conhecidos.
Com esta programação levamos as artes à rua, onde estão acessíveis a todos, estimulando a criação e promoção artística e potenciando o diálogo entre a cidade e os seus mais variados públicos.