O Museu da Marioneta foi criado em 1987 pela Companhia de Marionetas de S. Lourenço que se dedicava à realização de espetáculos itinerantes pelo país e pelo estrangeiro. Encontra-se, desde Novembro de 2001, no Convento das Bernardas, fundado em 1653, por concessão de D. João IV.
Este museu é inteiramente dedicado à interpretação e divulgação da história da marioneta e difusão do teatro do género, percorrendo a história desta expressão artística através do mundo, apresentando os diferentes tipos de marionetas e as diversas abordagens que elas permitem, com especial relevo para a marioneta portuguesa.
O espólio do Museu é constituído por mais de mil peças, marionetas de todos os tipos de técnica de manipulação e máscaras provenientes das mais diversas partes do mundo e várias culturas. Desde 2008, mostra também a coleção de marionetas africanas e asiáticas pertencente ao colecionador Francisco Capelo.
Dispõe de uma sala de espetáculos, espaços de exposições temporárias e Laboratório das Artes, local de aprendizagem e criação. O Serviço Educativo promove visitas orientadas, oficinas de construção de marionetas, festas de aniversário e as Manhãs Criativas para pais e filhos (sempre no último domingo de cada mês).
Acessibilidade
O Museu da Marioneta proporciona acesso facilitado a pessoas com mobilidade reduzida através de uma plataforma elevatória, rampas e elevador. Estes acessos são efetuados por uma porta lateral do edifício, sendo necessário o acompanhamento por um colaborador do Museu, pelo que se solicita que informe, local ou telefonicamente, da chegada prevista.