Museu da Marioneta

Instalado no Convento das Bernardas, em Santos, o Museu da Marioneta é inteiramente dedicado à interpretação e divulgação do teatro de marionetas, percorrendo a história desta expressão artística através do mundo, apresentando os diferentes tipos de marionetas e as diversas abordagens que elas permitem, com especial relevo para a marioneta portuguesa.

O Museu da Marioneta foi criado em 1987 pela Companhia de Marionetas de S. Lourenço que se dedicava à realização de espetáculos itinerantes pelo país e pelo estrangeiro. Encontra-se, desde Novembro de 2001, no Convento das Bernardas, fundado em 1653, por concessão de D. João IV.

Este museu é inteiramente dedicado à interpretação e divulgação da história da marioneta e difusão do teatro do género, percorrendo a história desta expressão artística através do mundo, apresentando os diferentes tipos de marionetas e as diversas abordagens que elas permitem, com especial relevo para a marioneta portuguesa.

O espólio do Museu é constituído por mais de mil peças, marionetas de todos os tipos de técnica de manipulação e máscaras provenientes das mais diversas partes do mundo e várias culturas. Desde 2008, mostra também a coleção de marionetas africanas e asiáticas pertencente ao colecionador Francisco Capelo.

Dispõe de uma sala de espetáculos, espaços de exposições temporárias e Laboratório das Artes, local de aprendizagem e criação. O Serviço Educativo promove visitas orientadas, oficinas de construção de marionetas, festas de aniversário e as Manhãs Criativas para pais e filhos (sempre no último domingo de cada mês).


Acessibilidade

O Museu da Marioneta proporciona acesso facilitado a pessoas com mobilidade reduzida através de uma plataforma elevatória, rampas e elevador. Estes acessos são efetuados por uma porta lateral do edifício,  sendo necessário o acompanhamento  por um colaborador do Museu, pelo que se solicita que informe, local ou telefonicamente, da chegada prevista.


Convento das Bernardas
Rua da Esperança, 146
1200-660 Lisboa

terça a domingo das 10h00 às 18h00
Encerra às segundas e nos dias 1 de Janeiro, 1 de Maio, 24 e 25 de Dezembro e na tarde de 31 de Dezembro
Últimas admissões: 30 minutos antes da hora de encerramento


Claustro
400 m2
Capacidade 100 pessoas sentadas ou 200 em pé.

Capela / Auditório
190m2
Capacidade: 60 pessoas sentadas (em bancada retráctil)  ou 100 em pé
Equipamento: luz e som

Restaurante
A Travessa
T: + 213 902 034
Aberto para jantares
Encerra ao domingo e segunda


706, 713, 714, 727
Santos
25, 28
Largo Vitorino Damásio