17 Setembro, 2015

EGEAC integra Jornadas Europeias do Património 2015

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, com o propósito de sensibilizar os cidadãos para a importância da proteção do Património.

As Jornadas Europeias do Património (JEP) 2015 têm lugar nos dias 25, 26 e 27 de setembro, este ano subordinadas ao tema Património Industrial e Técnico.
Com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para o seu valor e para a importância de um olhar atualizado acerca das suas potencialidades e do seu futuro, o tema destas Jornadas remete-nos para um vasto conjunto do nosso património; envolvendo-nos a todos, está permanentemente presente no nosso quotidiano, e foi-nos deixando um legado que se revela em fábricas, pontes, moinhos, canais, linhas de caminho-de-ferro, lojas, vilas operárias, minas, portos, património da água e da luz, pequenas industrias artesanais, arquivos públicos e empresariais, entre muitas outras realizações da industria e da técnica, alguns ainda em uso e outros abandonados ou já reutilizados; todos eles são testemunho do engenho e criatividade de gerações passadas.

As JEP envolvem cerca de 40 países e, em cada um, é promovido, anualmente, um programa de atividades a nível nacional, cujo acesso, na sua grande maioria, é gratuito.

A EGEAC associa-se às JEP através de diversas atividades nos seus espaços culturais:

 

Padrão dos Descobrimentos 

25 de setembro |  18h00

No âmbito das Jornadas do Património, o Padrão dos Descobrimentos propõe uma conferência subordinada ao tema – Belém e o Património Industrial. Esta será proferida por Isabel Cameira, do Centro de Arqueologia de Lisboa. A iniciativa terá lugar no auditório do Padrão dos Descobrimentos.
Participação e apoios: uma iniciativa do Centro de Arqueologia de Lisboa a do Padrão dos Descobrimentos
Sujeito a marcação prévia A iniciativa é gratuita Duração – 60′

Visitas guiadas/percursos orientados |  Um Monumento Singular

26 de setembro |  11h00

Visita orientada para a interpretação histórica e artística do monumento, visando o seu enquadramento na Exposição do Mundo Português, na história da arquitetura, da escultura e do urbanismo, e a sua exploração iconográfica à luz das orientações estéticas e propagandísticas do Estado Novo.
Sujeito a marcação prévia. A atividade é gratuita. Duração 60′.

Documentários/filmes | A Construção de um Símbolo – Uma história do Padrão dos Descobrimentos

26 de setembro |  16h00

Esta é a história de um ex-libris de Portugal e um dos monumentos mais visitados de Lisboa. Desde a Exposição do Mundo Português, em 1940, aos nossos tempos. A história dos seus construtores, do mundo que rodeou a sua edificação e das ideias de que é símbolo.
A atividade é gratuita. Duração do documentário 47′. Sujeito a marcação prévia.

Museu da Marioneta

Visitas guiadas/percursos orientados | Do museu ao Bairro da Madragoa

26 de setembro |  10h00

Acha que conhece o Bairro da Madragoa? Vamos passear por um dos bairros mais típicos de Lisboa, conhecendo a história, as gentes, os quotidianos e as vidas dos seus moradores.
Organização: Junta Freguesia da Estrela, Câmara Municipal de Lisboa, Museu das Comunicações, Museu Água e Museu da Marioneta
Visita gratuita, sujeita a marcação prévia.

Visitas guiadas/percursos orientados | De Convento a Museu

26 de setembro |  14h30

Uma visita orientada ao Convento das Bernardas através das histórias das diversas ocupações e utilizações do convento, numa viagem que termina no presente, nos usos actuais. Com visita, claro, ao Museu da Marioneta.
Atividade gratuita, sujeita a marcação prévia.