26 Maio, 2017

Casa da Poesia

A casa onde Fernando Pessoa morou, nos últimos 15 anos da sua vida (1920-35), é hoje um activo espaço de cultura, onde se pode visitar o quarto do poeta, com a cómoda original sobre a qual, no chamado “dia triunfal”, Pessoa deu voz aos seus principais heterónimos.

Objectos pessoais como a máquina de escrever, os óculos e blocos de apontamentos, entre outros, complementam o acervo da Casa Fernando Pessoa que alberga, ainda, a preciosa biblioteca particular do autor, digitalizada e disponível para consulta online.

A Casa Fernando Pessoa programa e realiza sessões sobre literatura, lançamentos de livros, conferências e leituras, para além de acções de cruzamento artístico, dentro e fora de portas. No espaço da CFP, o visitante dispõe uma biblioteca de livre acesso, especializada em poesia mundial e em Fernando Pessoa.

O projecto educativo da Casa, visa promover o conhecimento e a descoberta da vida e obra do poeta, trabalhando diariamente com escolas e outros grupos, desenvolvendo um conjunto de oficinas para diferentes idades que incidem sobre as múltiplas dimensões de Pessoa. A Casa oferece ainda visitas guiadas, visitas temáticas e actividades para as férias escolares.