Programação em Espaço Público

 12062014-Photo.JosÇ FradeDSC_9063_72018

Festas de Lisboa

 

A tradição popular de Lisboa conjuga-se com expressões culturais mais contemporâneas.

As Festas de Lisboa realizam-se de forma oficial desde 1932. Contudo, só em 1934 a Câmara Municipal de Lisboa chamou a si a organização dos tradicionais festejos inspirados nos Santos Populares. Preservando a tradição popular de Lisboa, com relevo para as Marchas, os Casamentos de Santo António, os Arraiais e o Fado, atualmente as Festas de Lisboa assumem-se também como um evento de referência nas expressões culturais mais contemporâneas. As Festas de Lisboa são hoje um espaço de inovação e renovação da cidade e, principalmente, de interação entre distintos géneros artísticos e os seus públicos. O seu programa, diversificado e multicultural, já foi várias vezes premiado e distinguido, assinalando o seu papel na promoção turística da cidade de Lisboa e do país.

20082015-20082015-Photo.José FradeDSC_9652_279031

Primavera na Cidade

 

Uma celebração que cruza vários estilos musicais e espaços de Lisboa, onde há sempre algo mais a descobrir.

Depois de um período que convida ao recolhimento, a Primavera é o momento ideal para explorar a cidade e tudo o que ela tem para oferecer. Com o programa “Primavera na Cidade” leva-se, de forma gratuita, música a vários espaços emblemáticos da cidade. Locais, nem sempre conhecidos, que podem ter sido imaginados para cultos religiosos mas que são também espaços privilegiados para o convívio entre as pessoas. Abrimos a programação deste ano com o Festival das Cores, no Templo Radha Krishna da Comunidade Hindu. Em seguida, o fado e o jazz dão o tom para um concerto intimista no Centro Ismaili de Lisboa. Passamos por algumas das mais belas igrejas, entre as quais está um prémio Valmor, terminando com um concerto ao ar livre no Jardim do Arco do Cego.

 

lnr_article

Lisboa na Rua

 

Desfrutar do verão na cidade, com sugestões para todos os gostos e idades, ao ar livre e com entrada gratuita.

Durante um mês, o Lisboa na Rua oferece aos lisboetas – e a quem nos visita – um programa variado e eclético, com propostas para públicos muito diferenciados, que encoraja a fruição dos longos dias de verão na cidade, desfrutando das suas praças e ruas. Pretende-se proporcionar novas leituras da cidade e o contacto com múltiplas propostas culturais, sejam elas familiares ou desconhecidas. Fazem parte da programação sessões de cinema, concertos de artistas emergentes, fadistas, orquestras de jazz e de música erudita, exposições, performance, instalações no espaço público e videoarte. Tudo ao ar livre e com entrada gratuita.

A comemoração do Dia Mundial da Música marca a despedida do verão. Um concerto promenade, feito de vários momentos diferentes, com um reportório assente sobretudo na música erudita, mas com variações por outros géneros. A proposta é que, durante este dia, seja o ritmo sincopado da música a marcar a palpitação do coração da cidade e que seja possível deambular por entre sonoridades e espaços diversos. Uma celebração da música ao ar livre, em praças e largos da baixa lisboeta, aberta a todos aqueles que couberem!

 

Natal em Lisboa 11_Foto Jose Frade

Natal em Lisboa

 

O ambiente natalício contagia a cidade através da música sacra.

O Natal é, na sua tradição milenar, um momento de reencontros e de reflexão, a paragem obrigatória antes do arranque de um novo ano. Durante a época natalícia realizam-se os já tradicionais Concertos de Natal em Lisboa. Com um repertório musical essencialmente sacro, os Concertos de Natal são um momento de simbiose entre a música e o património cultural que constituem as Igrejas de Lisboa. É uma viagem pelo riquíssimo património eclesiástico da cidade, onde arte e espiritualidade convergem numa programação musical diversa, em estilo e em período temporal, mas com uma constante: a qualidade musical das obras e dos intérpretes.


Avenida da Liberdade, n.º 192,
1250-147 Lisboa